O Efeito da Carga e do Tamanho da Partícula Abrasiva no Desgaste do Ferro Fundido Branco 19,9 % Cr e 2,9% c

Nome: KARLA DUBBERSTEIN TOZETTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/04/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CHERLIO SCANDIAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHERLIO SCANDIAN Orientador
EDUARDO ALBERTIN Coorientador
FLAVIO JOSE DA SILVA Examinador Interno
GIUSEPPE PINTAÚDE Examinador Externo

Resumo: No trabalho foi investigado o efeito da carga e do tamanho da partícula abrasiva na resistência ao desgaste da liga de ferro fundido branco alto cromo (FFBAC) com composição química de 2,9% de carbono e 19,9% de cromo em massa. A microestrutura da liga é composta por uma matriz de martensita revenida a 200 ºC, com carboneto eutético, isenta de perlita ou austenita retida. No ensaio abrasivo pino sobre lixa foram utilizadas lixas de sílica e de granada como abrasivo com três granulometrias distintas: 63 μm, 149 μm e 177 μm, sob a aplicação de duas cargas: 5 N e 10 N. Em abrasão no Roda-de-Borracha utilizou-se como abrasivo a areia normal brasileira com três tamanhos médios: 87 μm, 115 μm e 170 μm e três cargas: 44 N, 80 N e 130 N. As superfícies de desgaste foram analisadas com um analisador tridimensional de superfícies e os micromecanismos de desgaste foram caracterizados usando microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos nos ensaios no Roda-de-Borracha mostraram, de maneira geral, um aumento no volume perdido no desgaste com o aumento da carga e o aumento do tamanho da partícula abrasiva e permitiram a observação de um tamanho crítico do abrasivo. No ensaio pino sobre lixa obteve-se variação de uma ordem de grandeza no volume perdido no desgaste com lixa de sílica variando a carga de 5 N para 10 N.

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