Avaliação do Efeito do Ácido Acético e do Etanol na Corrosão do Aço Carbono Por Co2 em Condições de Não-formação de Filmes Protetores

Nome: RICARDO MARCONDES GUISSO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/09/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALVARO AUGUSTO OLIVEIRA MAGALHÃES Coorientador
HAROLDO DE ARAUJO PONTE Examinador Externo
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador
PAULO ROGÉRIO TAVARES DA SILVA Examinador Externo

Resumo: O gás natural produzido em plataformas off-shore é escoado para o continente através de gasodutos construídos em aço carbono. O gás escoado na presença de água e agentes corrosivos como o ácido acético são corrosivos ao aço carbono. O etanol é geralmente injetado continuamente nos gasodutos como objetivo de prevenir a formação de hidratos nos dutos.
Esta dissertação tem por objetivo avaliar o efeito do ácido acético em diferentes concentrações e tensões de cisalhamento na corrosão do aço carbono, assim como o efeito inibidor do etanol à corrosão.
Foi verificado que a presença do ácido acético inibe a reação anódica e aumenta a corrente limite catódica no processo de corrosão do aço carbono e que esses efeitos competem entre si na taxa de corrosão. Foi comprovada a ação inibidora do etanol no processo corrosivo, atribuída ao aumento da resistividade do meio e diminuição da força ácida dos prótons.
Apesar da diminuição da taxa de corrosão uniforme no aço carbono, houve o aparecimento de corrosão localizada nos corpos de prova, principalmente nos testados em solução alcóolica.
Conclui-se que o ácido acético desempenha papel fundamental no processo corrosivo do aço carbono e que são necessários novos ensaios para investigar o processo de corrosão localizada.

Palavras chave: Corrosão, Aço Carbono, Ácido Ácético, Etanol

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910