Efeito da Temperatura de Tratamento Térmico na Corrosão Localizada do Aço Inoxidável Duplex uns S31803 Avaliado Por Espectroscopia de Impedância Eletroquímica

Nome: PAULO VICTOR TÔSO HELKER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/09/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO ARIEL PONZIO Examinador Externo
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Orientador
ROMULO ALMEIDA COTTA Examinador Interno

Resumo: Neste trabalho foram avaliados comparativamente os resultados obtidos através das técnicas de DL-EPR e de espectroscopia de impedância eletroquímica, em termos do comportamento a susceptibilidade a corrosão localizada do aço inoxidável duplex UNS S31803. Também se buscou a relação entre os tratamentos térmicos, microestruturas e sensitização.
Para isto amostras foram tratadas termicamente nas temperaturas 645°C, 820°C, e 960°C durante 12 horas além da amostra na condição como recebida. Estes tratamentos provocaram a precipitação da fase sigma.
Foram realizados ensaios de DL-EPR em uma solução 2M H2SO4 + 0,01M KSCN + 0,5M NaCl, a fim de quantificar o nivel de sensitização após os tratamentos térmicos, e ensaios de espectroscopia de impedância eletroquímica na mesma solução, porem no potencial de circuito aberto (OCP) e no potencial de +350 mVsce onde as amostras se encontram passivas, afim de verificar se os resultados eram consistentes com os obtidos por DL-EPR.
As amostras sofreram uma considerável mudança na proporção de ferrita-austenita devido ao tratamento térmico. Assim, os resultados de EIE foram avaliados com cautela, de maneira a considerar que as áreas efetivamente atacadas sofreram grande variação, que devem ser devidamente compensadas antes da avaliação dos resultados.

Palavras-chave: aço inoxidável duplex.UNS S31803. Fases deletérias. Tratamento de calor. DL-EPR.EIS.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910