INVESTIGAÇÃO Sobre a Difusividade Térmica na Junção Metal/cerâmico Aisi 304l/yba2cu3o7−δ

Nome: PATRICIO SANTANA DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/11/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS Co-orientador
MARCOS TADEU DAZEREDO ORLANDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS AUGUSTO CARDOSO PASSOS Coorientador
JESUALDO LUIZ ROSSI Examinador Externo
JOSÉ LUIS PASSAMAI JUNIOR Examinador Externo
MARCOS TADEU DAZEREDO ORLANDO Orientador
ROGÉRIO RAMOS Examinador Interno

Resumo: Os materiais cerâmicos supercondutores são geralmente, duros e frágeis, possuem baixa resistência à tração e ao impacto e baixa capacidade de difundir calor. Isto impõe limitações para aplicações tecnológicas quando as cerâmicas supercondutoras estão submetidas a estresses elétricos e térmicos.
Desta forma, uma alternativa é combinar as propriedades da cerâmica supercondutora com as propriedades dos metais. Com este objetivo em mente, nesta dissertação foi investigada a deposição de cerâmica supercondutora YBa2Cu3O7− em aço inoxidável AISI 304 L seguido de tratamento térmico. As medidas de difusividade térmica foram realizadas com um laser de dióxido de carbono com perfil espacial gaussiano, comprimento de onda 10 µ!, intensidade 10 "2 #/!2 e diâmetro igual a 1 !!. A fim de realizar comparações, a medida da difusividade térmica em chapa de aço inoxidável AISI 304 L, tal como recebido, apresentou valor similar ao valor fornecido pelo fabricante.
Utilizando chapas de AISI 304 L, foram fabricados vários substratos com dimensões de 70mm x 10mm x 3mm. Posteriormente, esses substratos foram fresados, produzindo canais retangulares de 2 mm de largura por 1,25 mm de profundidade. Os canais foram preenchidos com eletrocerâmicas de YBaCuO. Essa montagem foi levada ao forno por 15 min a uma temperatura de 1040°C, sendo retirada e esfriada ao ar, gerando amostras da junção. Estas amostras de junções foram caracterizadas por XRD, susceptibilidade magnética AC e microscopia eletrônica de varredura. Por fim, realizaram-se as medidas de difusividade térmica através do método flash na junção. A difusividade térmica da junção metal/cerâmica apresentou valores próximos aos estimados teoricamente, considerando a hipótese de aditividade sem interferência entre os compostos. Entretanto, tais conclusões são parciais, o que reforça a necessidade de estudos mais aprofundados acerca da difusividade térmica desta junção Metal/Cerâmico.
Palavras chave: Difusividade térmica, Aço inoxidável AISI 304 L, Flash Laser.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910