Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

Os membros do PPGEM dedicam parte do seu esforço a outros programas de graduação e pós-graduação de menor porte. Caso importante é a participação de egressos do PPGEM nos Institutos Federais de Tecnologia, nos campi UFES do Interior do Estado. O PPGEM vem se dedicando a projetos de pesquisa e desenvolvimento com cunho altamente sócio-regional. Algumas das iniciativas são descritas a seguir:
- O Estado do Espírito Santo, em breve, terá um dos mais equipados laboratórios de análise de petróleo da América Latina. Um parque tecnológico de grande capacidade produtiva, um laboratório para atendimento múltiplo a diversas áreas do conhecimento, o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CEPID). A implantação do LABORATÓRIO DE ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS – LABENDEM, é uma ação transversal entre o Governo do Estado, o IFES e o PPGEM. Este subprojeto visa planejar e implantar um Laboratório de Ensaios não destrutivos, ao mesmo tempo trabalhos de pesquisa já estão sendo desenvolvidos;
- Do quadro de docentes dos Institutos Federais de Tecnologia do Espírito Santo 14 são alunos egressos do PPGEM/UFES;
- O PPGEM tem auxiliado os alunos da Pós-Graduação em Odontologia, para adequada formação em disciplinas como Ciência dos Materiais, Desgaste por Partículas Duras, Mecânica da Fratura e Simulação Computacional, para o bom andamento de suas dissertações e Teses.

Nucleação:

O papel de destaque do PEGEM pode ser visto na formação de recursos humanos que vieram a desenvolver suas atividades acadêmicas/científicas em outros programas e centros de pesquisa. Exemplos destacados são: IFES, PETROBRAS, Forças Armadas do Brasil, IDAF. Além disso, faculdades e universidades possuem egressos do programa tais como UFES campi do interior e UFRRJ.
Os egressos do PPGEM estão também contribuindo para a nucleação de novas áreas de ensino e pesquisa. Cita-se a atuação no próprio Programa, como o discentes para atuação como Professor do Programa de Recursos Humanos em Petróleo e Gás-PRH29 e professores substitutos do DEM.
Vale ressaltar também que um grupo de professores do PPGEM participa do programa PROMINP do Departamento de Engenharia Mecânica da UFES, cujo objetivo é formar profissionais, já graduados, para atuarem no dimensionamento, instalação, avaliação e manutenção em plataformas de exploração e produção de Petróleo. Além do PROMINP, o PPGEM inaugura no ano de 2012 uma Pós-Graduação Lato Sensu em Escoamento de Óleo e Gás em Dutos, sob coordenação do prof. Edson Soares, atendendo a uma demanda da indústria local para especialização dos seus engenheiros.

Visibilidade:

Através da competência de seus docentes evidenciada pela participação de seus docentes como revisores de periódicos e comitês de organização de conferências. Em 2009, Ano da França no Brasil (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/), o Professor Cherlio Scandian em conjunto com a Professora Cristine Boher organizaram um encontro entre os reitores da UFES e da Ecole des Mines d’Albi (França) para formalização do intercâmbio entre as duas Instituições. Já em 2010 ambos os professores fizeram parte do comitê de organização do First International Brazilian Conference on Tribology-TRIBOBR, celando a definitivamente a parceria entre as instituições e colocando o PPGEM com agente de aproximação entre os Laboratórios da França e os brasileiros, sobre tudo, com os das universidades envolvidas no TRIBOBR. Os objetivos primários como a colaboração Franco-Brasileira e Outras, centrada na realização desse evento no Brasil, contribuiu para o reforço e estruturação de fortes ligações entre as comunidades envolvidas. A realização do TRIBOBR também possibilitou a participação de um grande número de professores e alunos de graduação e pós-graduação Brasileiros, que interagiram com colegas Franceses, e outros estrangeiros, para melhor compreenderem metodologias e tecnologias no domínio da Tribologia. Tal fato virá a intensificar as atividades de ensino e pesquisa em comum, resultando em publicações em conjunto, assim como orientações em cotutela, identificação de temas de pesquisa emergentes nos dois países, etc.
A seguir são adicionalmente atividades que indicam a visibilidade do PPGEM através da participação dos seus docentes em diversas atividades:
a) ASSOCIAÇÕES:
- Elsevier Energy Journals Group Member, Márcio Ferreira Martins, 2012.
- Member of Biochar-UK: Research, Development and Deployment of Biochar, Márcio Ferreira Martins, desde 2011.
- Member of , Márcio Ferreira Martins, desde 2011.
- , Márcio Ferreira Martins, desde 2009.
- Member of Society of Rheology, Edson José Soares, desde 2009.
- Membro da Sociedade Brasileira de Reologia, Edson José Soares, desde 2008.
- Membro da ABM/TRIBOBr, Cherlio Scandian, Cherlio Scandian, desde 2010.
- Membro da ABM/TRIBOBr, Marcelo Camargo Severo de Macêdo, desde 2010.
- Membro da ABCr, Marcos Tadeu D'Azeredo Orlando, desde 2010.

b) PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE EM UNIVERSIDADES NO EXTERIOR
- Professor Visitante, Ecole Polytechnique de Lille, França, Janeiro – Março de 2011. Edson José Soares.
- Professor Visitante, École des Mines d'Albi-Carmaux, EMAC, França, Novembro 2007-Junho 2008. Cherlio Scandian.
- Professor Visitante, Texas A&M University, 2006. Roney Thompson.

c) PALESTRAS CONVIDADAS
- Palestrante convidado, EUROTHERM 81.Thermochemical characterization of combustion front structure in reactive porous media: a new experimental device. 2007. (Márcio F. Martins).
- Palestrante convidado, BIT’s 1st Annual International Symposium of Unconventional Oil and Gas, 2011 (UOG-2011) will be held in Chongqing, China from May 17-19, 2011. (Márcio F. Martins)
- Palestrante convidado, BIT’s 2nd International Symposium of Unconventional Oil & Gas, September 24-26, 2012. (Márcio F. Martins).

d) CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS
- Membro do Comitê Organizador, First International Brazilian Conference on Tribology TriboBr-2010, (Cherlio Scandian).
- Membro do Comitê Organizador, I e II Workshop em Cristalografia Aplicado a Ciência e Engenharia dos Materias, Vitória – Espírito Santo, 2010 e 2011. (Marcos Tadeu D'Azeredo Orlando, Marcelo Camargo Severo de Macêdo, Márcio F. Martins).

e) PROFESSORES VISITANTES NO PPGEM
- Professora Cristine Boher da Ecole des Mines D´Albi em 2008 e 2010.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910